Contador de visitas do blog

terça-feira, 27 de março de 2012

10 dicas para perder a timidez


Você tem dificuldades em conhecer pessoas novas, medo de pagar mico e vergonha de tudo? Confira 10 dicas para você mandar embora a timidez.

Já deve ter acontecido com você: chega um menino novo (e lindo!) no colégio e vai sentar bem ao seu lado na aula. Você fica até vermelha quando ele se aproxima, mas não ousa nem olhar pra ele, de tanta vergonha. No intervalo, antes de você falar qualquer coisa, uma amiga diz que o achou um chato de galocha. Você, então, engole seco e desiste de vez do menino. Pronto! Você foi mordida pelo bichinho da insegurança. Nessa fase da pré-adolescência é a coisa mais normal do mundo a gente se sentir meio insegura em algumas situações. Afinal, ainda estamos descobrindo quais são as nossas qualidades e não queremos de jeito nenhum fazer feio na frente dos outros. Mas a real é que é preciso enfrentar essa vergonha de se expor, e mesmo de levar um fora, para conseguir se soltar e aproveitar de verdade a convivência com os amigos. Agora, se você não tem a menor ideia de como fazer isso, aí vai um passo a passo facinho de seguir. Pode acreditar: vai dar certo!
1. Descubra quem é legal como você: o primeiro passo na hora de conhecer gente nova e fazer amigos é procurar em todos os lugares que freqüenta a galera que tem as mesmas qualidades que você. Só que, para isso, você precisa saber antes tudo de bom que tem a oferecer. Daí, bastará ficar de olho até encontrar uma turminha que pareça simpática, educada, do bem. As pessoas que têm mais chances de virarem amigas de verdade são aquelas que acreditam nas mesmas coisas que você. Isso vale até mais do que gostar da mesma banda ou do mesmo estilo de roupa.
2. Seja você mesma: se prestar atenção naquela garota que é super
popular no colégio, vai perceber que ela é do tipo que fala o que bem entende sem se preocupar com a reação dos outros. Este é um grande segredo de quem se dá bem com a galera: ser natural e espontânea. Na neura de agradar a todo mundo, o tempo todo, a gente acaba travando e não consegue mostrar o que nos faz únicas e, por isso mesmo, muito especiais.
3. Observe, antes de chegar mais: se você morre de medo de se aproximar de uma turma que não conhece e levar um fora, uma coisa que funciona é ficar uns minutinhos de olho no que o pessoal está conversando antes de tomar a iniciativa. Daí, você pode pensar numa boa desculpa para chamar a atenção deles. Assim ó: imagine que umas garotas da sua classe estão comentando sobre um filme que acabaram de ver. Não tem nada demais em se aproximar, dizer que ouviu uma parte da conversa e que está curiosíssima para saber se vale a pena ir ao cinema ou não. Vocês vão acabar batendo o maior papo, na boa, o que pode ser uma excelente maneira de começar uma amizade.
4. Não tenha (tanto!) medo de ser criticada: quem faz o que tem vontade e fala o que pensa sempre corre mais riscos de ser aloprada pela galera. Mas uma coisa é certa: se você não levar a gozação a sério, a graça logo vai passar e tudo voltará a ser como antes. Com isso, o que queremos dizer é que as críticas não são tão ruins quanto parecem e fazem parte da vida. Melhor pagar mico de vez em quando do que se acostumar a ficar calada e a apenas aceitar tudo o que os outros dizem, não é?
5. Escolha bem os seus passeios: o lance da insegurança tem muito a ver com respeitar os próprios sentimentos. Se você não curte uma balada superbarulhenta, não se sinta na obrigação de ir só porque suas amigas gostam. Se a sua é muito mais pegar um cineminha ou andar de bike no parque, invista nesses programas. Encontre outra turma que tenha mais a ver com esse seu lado, se for preciso. Pode ter certeza de que, se estiver se sentindo confortável num determinado ambiente, vai acabar se soltando mais sem precisar fazer nenhum esforço.
6. Curta os amigos dos seus amigos: o medo de perder a turma que já temos também nos faz tomar atitudes meio bobas, por puro ciúme. Mas se o que você quer é manter as amizades que já conquistou e ainda ampliar a sua galera, tem de fazer justamente o oposto: em vez de cobrar que a sua BFF saia mais com você do que com a outra garota da escola, se aproxime da fulana também e saiam as três. Simples assim.
7. Respeite as opiniões e os sentimentos dos outros: ser você mesma e dizer o que pensa não significa ser mal-educada ou grosseira quando a turma tem um ponto de vista diferente do seu. É claro que é legal expressar os seus pensamentos, mas sem menosprezar os dos outros. Mesmo na hora de fazer uma crítica, dá pra ser delicada e carinhosa. Por exemplo: em vez de falar pra sua BFF que o corte de cabelo que ela acabou de fazer ficou horrível, diga que vai precisar de certo tempo para se acostumar ao novo visual, porque gostava muito do look de antes. Percebeu a diferença?
8. Ajude, sem se prejudicar: na tentativa de ser mais valorizada pelos amigos, tá cheio de menina que se submete demais, fazendo coisas que não gostaria só para agradar. Mas tanto esforço é bobeira. Afinal, amigos de verdade gostam de nós pelo que somos e devem ser capazes de entender que também temos os nossos limites. Por exemplo: se uma garota pede cola na prova e você não curte o movimento, além de ter medo de ser pega pelo professor, não pense duas vezes antes de dizer não' Depois que a avaliação terminar, converse com ela e explique o seu lado. Se ela for sua best mesmo, vai entender. Agora, se for o tipo de garota que só quer usar você, vai acabar caindo fora. O que será um favor, se você pensar bem.
9. Seja uma amiga presente, e não chiclete: é bacana estar sempre em contato com a turma que já tem, mesmo que não consigam se ver pessoalmente sempre. Vale mandar recadinho pela internet, mensagem pelo celular, etc. Só não vale fazer isso milhões de vezes num dia só. Por conta da insegurança, nós muitas vezes exageramos na dose e acabamos sufocando o outro. E o mais legal é dar um tempo para que os amigos se manifestem também. Tipo: você manda um recado e, dependendo do que a garota responde, envia outro. Mas lotar o mural dela de mensagens não tem nada a ver, nem cobrar a atenção da garota o tempo todo. Cada uma precisa do seu tempo também, combinado?
10. Aceite as diferenças: ao longo da sua vida você vai encontrar vários tipos de amigas, algumas que são ótimas para as baladas, mas que não são nada companheiras nos momentos difíceis. Outras são superconfiáveis, mas têm gostos bem diferentes dos seus. Porém, o que funciona, para estar sempre rodeada de gente, é entender o jeitinho de ser de cada um. Assim, você não conta seus segredos mais íntimos para a amiga baladeira e que adora uma fofoca, mas pode muito bem continuar saindo com ela. Da mesma forma, não precisa se sentir obrigada a assistir a todos os filmes de terror que a sua outra amiga curte e você não, mas pode trocar confidências com ela pelo MSN sempre que sentir vontade. É assim que vai ficar bem com todo mundo e que se sentirá mais segura para conquistar cada vez mais amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou do blog?

O que fαltα αqui no blog ?

Qual seu estilo de música favorito?

Dos jogos abaixo, qual você + joga?

Qual é o seu estilo